SUPERVISÃO PSICOPEDAGÓGICA COM ABORDAGEM NA PESPECTIVA ESPECÍFICA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
“Integração refere-se mais especificamente à inserção de alunos com deficiência nas escolas comuns… A inclusão implica uma mudança de perspectiva educacional.” (Mantoan,2013)
Segundo Roth e Pilling (2008), cabe ao supervisionado o relato honesto do seu trabalho e ao supervisor orienta-lo, baseado em referencial teórico que fundamente as práticas com comprovações científicas e aplicabilidade na intervenção, a fim de facilitar o desenvolvimento das competências e habilidades do psicopedagogo supervisionado.
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CONSULTORIA ESCOLAR AVULSA
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A DMA Clínica Psicopedagógica estuda o indivíduo em sua totalidade e unicidade levando em consideração os aspectos cognitivos, afetivos e comportamentais. A DMA acredita que a partir do momento em que o indivíduo reconhece seu próprio mecanismo no processo de aprendizagem, ele potencializa suas habilidades e favorece o desenvolvimento das competências.
O objetivo da DMA é interagir com o indivíduo a fim de promover o autoconhecimento do seu processo de aprendizagem, favorecendo o seu desenvolvimento em todos os aspectos, quer seja no âmbito familiar, social, na autoestima ou na realização pessoal ou profissional.
A Psicopedagogia é um campo de atuação em Saúde e Educação que lida com o processo de aprendizagem humana, seus padrões normais e patológicos considerando a influência do meio – família, escola e sociedade – no seu desenvolvimento, utilizando procedimentos próprios da Psicopedagogia.
ATUAÇÃO E METODOLOGIA
Apesar de toda a mudança tecnológica ainda não se conseguiu diminuir o compartimento e isolamento da escola em relação à realidade de cada educando.
É neste contexto que entra o psicopedagogo, ajudando uma escola atenta e sem “pré-conceitos” a detectar com imparcialidade a real problemática da instituição escolar.
Seu principal papel é olhar em detalhe, numa relação de proximidade, porém não de cumplicidade, como afirma Césaris (2001); facilitando o processo de aprendizagem.
Com vasto cabedal teórico, a Psicopedagogia tem diversos e diferentes fatores nos quais se basear para tentar explicar eventuais entraves no processo de aprendizagem, passando a assumir um papel mais abrangente, “cujo principal objetivo é a investigação sobre a origem da dificuldade de, bem como a compreensão de seu processamento, considerando todas as variáveis que intervêm neste processo”, como afirma Rubinstein (1992, p. 103).
FONTES DE PESQUISA
MOANTOAN, MARIA TERESA EGLÉR. Inclusão escolar: O que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna,2013.
ROTH, A. D.; PILLING, S. A competence framework for the supervision of psychological therapies. 2008. Disponível em: <http://www.ucl.ac.uk/CORE/>. Acesso em: 10 out. 2010.
http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S151636872012000300013 28/07/2020